segunda-feira, 25 de maio de 2009

Mensagem de Clotilde Tavares

Este livro é excelente para quem deseja entender a visão holística.

Lendo o livro Iniciação À Visão Holistica de Clotilde Tavares encontrei esta mensagem para sonhadores como eu que acredita na fraternidade universal:


“Não podemos mais ficar passivos, sentados, esperando que a revolução da consciência passe à nossa porta, elevando alto as suas bandeiras e rufando os seus tambores. Essa revolução já começou, já está em curso, e é uma revolução silenciosa. O rufo dos tambores são as batidas dos nossos corações e o seu estandarte tremulante é o vento que sopra em nossos, cabelos, nos trazendo a resposta que, como dizia o poeta Bob Dylan, “...is blowing in the wind”. É preciso apenas ter ouvido para escutar e mãos para construir.

É deixar que flua úmida e quente a seiva da paixão, que lategem e pulsem as veias rubras da emoção. É lembrar que os sistemas que negam a paixão e a emoção, descaracterizando-a por não serem científicas, rapidamente criarão esquemas policiais para reprimi-las e, finalmente, destruí-las. Se permirtimos isso, nos trasnformaremos numa sociedade de autômatos.
Precisamos reinventar o mundo, ou melhor, reinventar a nossa forma de vê-lo, de entendê-lo, de senti-lo. Usar o cérebro na sua totalidade, o hemisfério esquerdo para saber e o hemisfério direito para ser, e ambos juntos para compreender. É não aceitar mestres nem gurus, especialmente aqueles que nos mandam olhar para as estrelas para meter a mão em nosso bolso. É ouvir o mestre interno que existe em todos nós, que se fará audível quando nos conectarmos com a nossa dimensão cósmica. É entender que todos os caminhos são válidos, quando pecorridos com amor.

É entender que a busca da igualdade é uma utopia negativa porque pressupõe o fim da história e estabelece limites aos desejos humanos. É perceber que as pessoas que pensam diferentes de nós não são melhores nem piores do que nós, nem estão certas ou erradas em relação a nós; pensam diferente de nós apenas isso. E é lembrar que quando todos pensam da mesma maneira, é sinal que ninguém está pensando muito.

É preciso começar a ser razoável e desejar a utopia. Nós somos do tamanho dos nossos sonhos. Quanto mais alto sonharmos, mais alto chegaremos. E, para nossa alegria, os governos ainda não conseguiram taxar o sonho. Aproveitemos.

Como dizia John Lennon, cujo pensamento e exemplo de vida retratam a tortura e a glória da minha geração, “voce pode até dizer que eu sou um sonhador; mas eu não sou o único”.
E, como Jonh, eu acredito que o sonho é possivel. Que é possivel um mundo sem países. Sem governantes nem papas, sem céu nem inferno. Um mundo formado pela assocaiação livre de homens e mulheres de boa-vontade.
Só homens e mulheres, unidos acima das fronteiras, constituindo o cosmo.

Clotilde Tavares
Natal, 15/04/93

Um comentário:

  1. Já comecei a gostar de Clotildes pelo Tavares e também pela sua forma,Átima, de relatar o assunto

    ResponderExcluir