sexta-feira, 29 de maio de 2009

Síndrome do céntesimo macaco


Escuto muitas pessoas dizerem que o mundo está cada vez pior, que está muito violento etc. Por outro lado, existem pessoas, que acreditam que o mundo está melhorando, independente do quadro negativo que vemos no cotidiano. Muitos estudiosos da visão holística, escritores, espiritualistas e pessoas de boa-vontade compartilham com a idéia de que uma mudança qualitativa para o planeta começa com a mudança pessoal.

Shakti Gawain, no livro “Vivendo na Luz Um Guia para a Trasnformação Planetária” conta esta história:

“Talvez voce já tenha ouvido falar da síndrome do centésimo macaco. Em 1952, no Japão, os cientistas estavam estudando o comportamento dos macacos selvagens. O principal alimento deles era batata-doce. Um dia eles viram uma macaca fazer algo que jamais havia feito antes – Lavou a batata antes de comê-la. Cada vez mais macacos passaram a fazer isto. Depois, em 1958, quando todos os macacos da ilha já haviam adotado esse novo comportamento, os cientistas da ilha próxima começaram a informar que os macacos das suas ilhas também estavam começando a lavar as batatas. Não havia nenhuma ligação física entre as ilhas e ninguém trasnportara nenhum macaco de uma ilha a outra.
Este estudo ilustra algo de avassaladora importância para a raça humana e para o nosso planeta. Lavar as batatas foi um novo nível de consciência para esses macacos e, quando muitos deles o aceitavam, essa consciência era aparentemente trasnferida para os macacos das ilhas em volta, sem nenhum contato fisico, sem nenhuma comunicação direta. A consciência de cada indivíduo está ligada e é uma parte da consciência de massa. Quando um número pequeno, mas significativo de indivíduos passa a um novo nível de consciência e muda significativamente seu comportamento, essa mudança é sentida por toda a consciencia de massa. Todos os outros individuos se voltam para a direção dessa mudança. E tudo isso talvez tenha começado com um único indivíduo que deu o primeiro passo.
Muitas vezes olhamos para o mundo à nossa volta e nos sentimos incrivelmente desamparados para realizar qualquer mudança positiva que tenha algum significado. O mundo parece tão grande e numa tal confusão – e nós nos sentimos muito pequenos e impotentes. A história do centésimo macaco nos ajuda a ver como um ou poucos indivíduos podem ter força na trasnformação do mundo”

Faz alguns anos, que li, “Vivendo na Luz Um Guia para a Trasnformação Planetária” Concordo com as idéias apresentadas por Gawain. A Síndrome do Centésimo macaco ilustra a força que a mudança pessoal pode trazer para uma mudança coletiva.
Shakti Gawain também é autora de outros livros, um destes é Visualização Criativa que ensina como utilizar imagens mentais para facilitar o desenvolvimento pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário